terça-feira, 28 de maio de 2013

A casa dos meus sonhos

Ontem acordei no meio da madrugada após um sonho, de certa forma, recorrente.

A imprecisão dos sonhos permeia esse breve relato.

O pouco que consigo lembrar é que era uma festa numa casa. Uma casa que passava a impressão extremamente vaga, apenas um sentimento infundado, de ser pela zona sul de Porto Alegre, mas poderia ser em qualquer lugar.

Percebi, ao acordar, que já havia sonhado algumas outras vezes com aquele local. Apesar de não lembrar de detalhes visuais, tinha a sensação de ter estado outras vezes lá. Algumas vezes parecia uma festa, em outras havia um clima mais de albergue.

Não lembro se conhecidos estavam presentes nesta festa ou nas ocasiões dos outros sonhos.

Apesar do "mistério" que cerca esse local que só existe na minha mente, ele passa uma sensação boa.

Mas o que me levou a registrar isto foi uma dúvida que pregou ainda mais incerteza em mim: teria sido a lembrança dos outros sonhos criada naquela momento de despertar mesmo, como um déjà vu? 

Encerro partindo pra cama.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Uma historinha


Uma historinha:

Certa feita um grande clube de futebol decidiu construir um estádio novo, cuja administração seria dividida entre este e a construtora, num modelo de gestão mais moderno e profissional que o corrente.

Concluída a obra, alguns conselheiros e figuras políticas “importantes”, insatisfeitos com o fim de alguns privilégios (estacionamento gratuito, colocar quantos pessoas quiser pra dentro do estádio, etc...), procuram microfones de rádios e “blogueiros” pra criar pânico acerca de um contrato o qual nunca leram uma página, e se lessem, não entenderiam. Um momento da história do clube que exigiria delicadeza e cautela no trato de qualquer um que assumisse, uma ocasião em que o marketing precisaria trabalhar intensamente, teve uma onda de anti-marketing semana após semana, por variados meios.

Essa situação foi agravada pela constante troca de comando político do clube (de 2 em 2 anos mudava tudo). O recém empossado presidente contava com grande apoio da torcida pela sua aura mitológica, esquecendo que não existem milagres.

Nas eleições, foram feitas promessas de modernização de gestão num plano estratégico cheio de generiquês, o que enche mais ainda os olhos de quem está carente de renovação (genuína) há tanto tempo. Mas é difícil vingar esse tipo de promessa quando alguns dos principais apoiadores desta candidatura são grupos que têm longeva influência nos bastidores do clube, e, também apegados a idéias mágicas, nutrem pensamentos assustadoramente retrógrados. (um exemplo: cogitar que ex-goleiro multicampeão pelo clube, quase sexagenário, se tornasse o novo treinador de goleiros, sendo que dias antes havia parado no hospital com problemas no coração).

Causas pontuais podem ser apontadas no fracasso deste clube em cada uma de suas eliminações nos últimos anos - na mais recente delas havia culpados de sobra em todas as esferas - mas essas são fáceis de identificar. O difícil é recuar um pouco o foco e observar um contexto político egocêntrico que vem devorando a força do tal clube há anos, tomado por alguns que pensam primeiro sempre em si do que na instituição. Indivíduos que se aproveitam da paixão de milhões pra aproveitar o que for possível para si, que seja uma mera vaga de estacionamento gratuita.

Mas isso é apenas uma historinha que alguns me contaram, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.